terça-feira, 30 de janeiro de 2018

9ª SEMANA

Olá, vizinhança querida!

A semana foi muito corrida. Ter bebê pequeno em casa toma praticamente todo o nosso tempo!

Mas passei rapidinho só pra dar notícias.

A nona semana terminou com as paredes do primeiro piso subindo! UHUUU

Os pilares também já começaram a ser concretados.

Por hoje era isso, pessoal!

Seguem as "fotinhas"!

Beijos

 Fachada - frente

  Fachada - diagonal

 Garagem e espaço gourmet integrados

 Salas de estar e jantar integradas

Pátio (quintal) 

Vista diagonal leste

sábado, 20 de janeiro de 2018

8ª SEMANA - 4ª QUINZENA - Opções para contratação da mão-de-obra

Olá vizinhos!

Chegamos ao término da 8ª semana!

Hoje vou aproveitar para comentar sobre a escolha que fizemos para contratação da mão-de-obra.

Constatamos que basicamente existem as seguintes formas de construção:

1. Faça você mesmo. Essa é para quem tem habilidades relacionadas à construção civil, ou seja, entende da arte de construir. Com mais alguns ajudantes dará conta do recado.

2. Contratação de um pedreiro ou Mestre de obras e sua equipe. Nesse caso você contratará alguém que tenha a sua própria equipe e que construirá a sua casa do alicerce ao telhado. Esses profissionais trabalham por empreitada ou por dia trabalhado, sendo que nesse recebem independentemente do que tiverem produzido e naquele recebem por etapa concluída. Ainda há que se optar por administrar a compra dos materiais por sua própria conta ou terceirizar também essa função ao seu Mestre de Obras.

3. Contratação de uma empreiteira. Nessa modalidade você contratará uma empresa que cuidará de toda a construção, bem como da aquisição dos materiais nela empregados. Normalmente junto ao contrato haverá um memorial descritivo, um cronograma físico-financeiro e um orçamento contemplando absolutamente tudo o que estiver ligado à construção da sua residência.

Qual nós escolhemos e indicamos?

Estamos recém no início da construção, como vocês sabem, então pode ser que no futuro nos arrependamos. Mas depois de muito pensar, analisar propostas e fazer contas, decidimos contratar uma empreiteira.

Por que escolhemos uma empreiteira?

Por vários motivos, mas principalmente porque nos sentimos mais seguros com essa opção. Também porque não teríamos tempo de ir à obra diariamente, ou até mais de uma vez por dia, em razão das compras e entregas de materiais.

Embora saibamos que esta opção é provavelmente a mais cara, apostamos que é a que possui a menor chance de erro no orçamento e menor probabilidade de atrasos na entrega da obra.

Meu marido elaborou o contrato com a empreiteira e colocou a previsão de uma multa se não cumprirem o prazo estipulado. Ele também detalhou ao máximo o orçamento, pois assim saberíamos cada item que seria necessário e não haveria surpresas.

O empreiteiro incluiu no valor final da prestação do serviço um item chamado B.D.I, o qual, além do lucro a ser auferido por ele, também contempla despesas administrativas, fretes e eventuais quebras de orçamento.

Os pagamentos são realizados em sextas-feiras alternadas, ao término das semanas pares (2ª, 4ª, 6ª, 8ª...), de acordo com o que foi efetivamente realizado até aquela data.

Não há nenhuma incomodação?

Claro que há. Disso é impossível se livrar. Porém acreditamos que ela será menor e inclusive já tivemos uma primeira confirmação. Ocorre que furtaram alguns materiais da obra em duas ocasiões. Ferros na primeira vez e peças de andaimes na segunda.

Pois bem E de quem é o prejuízo?

Do empreiteiro, é claro, pois nesse modelo em que adotamos a responsabilidade pelos materiais é somente dele.

Por todos esses motivos, além de outros, escolhemos contratar uma empreiteira!

Agora vamos comentar sobre o que foi realizado nessa última semana.

Como os vizinhos poderão reparar nas fotos, a alvenaria do muro finalmente está pronta e até chapiscado em boa parte. A parte mais alta é por causa do futuro deck da piscina, o qual será elevado.

Já temos contrapiso em quase toda a área do primeiro piso.

As paredes começaram a subir, mas recém algumas partes.

Os primeiros encanamentos também já foram posicionados.

Essa semana choveu em mais de um dia, o que fez com que a obra esteja um pouco atrasada nesse final de 4ª quinzena. Mas nada que vá comprometer o cronograma.

Agora vamos as fotos!

Abraços, pessoal!

 Vista frontal  - Pena que o barraco dos pedreiros atrapalha a vista. né. Mas dá para ir tendo uma noção do avanço da obra.

Vista diagonal

 Contrapiso quase completo

Início das paredes 

 Futura garagem (frente) e espaço gourmet (atrás)

Vista lateral - A parte do meio é a parede subindo.

domingo, 14 de janeiro de 2018

7ª SEMANA - Plantas baixas e sugestão sobre Arquiteto ou Engenheiro

Olá vizinhança querida!

Os trabalhos tiveram prosseguimento esta semana, mas nós continuamos achando que a obra anda em um ritmo de tartaruga. kkkk

Como não há muita diferença visual que se possa perceber nas fotos, resolvemos postar a planta baixa de ambos os pavimentos para que vocês possam conhecer o projeto.

Para terem uma ideia da imensa dificuldade que foi chegar ao projeto final, menciono que meu marido começou a desenhar os primeiros rascunhos quando compramos o terreno, lá no final de 2014.

De lá para cá ele desenhou e redesenhou inúmeras vezes a nossa ideia de casa, pois queríamos aliar espaço, praticidade, comodidade, circulação correta de ar, iluminação e, é claro, conforto. A casa chegou a ter 315 metros quadrados até que, finalmente, em 2016 ele deu por encerrado o esboço e passou a procurar um engenheiro ou arquiteto para transformar o seu rascunho em um verdadeiro projeto. No final a casa ficou com 285 metros quadrados.

Aqui vai uma sugestão importante! 

Para quem pensa em construir, não tem muita ideia de como gostaria que sua futura casa fosse, e não tem muita noção de medidas, talvez o ideal seja procurar um ARQUITETO.

Entretanto, para quem, assim como nós, já tem em mente o esboço da casa dos seus sonhos, e, a exemplo do meu marido, tem alguma experiência com desenho arquitetônico, nós sugerimos procurar um ENGENHEIRO CIVIL.

Explico o porquê:

O ARQUITETO vai lhe apresentar o estilo dele e tentar convencê-lo de que esse estilo e as tendências atuais são as melhores opções no mercado. Em síntese, na nossa opinião, e baseados nas experiências que vivenciamos, este profissional foca justamente na concepção do projeto arquitetônico e no que ele entende que seria o melhor para o cliente, baseado é claro no que este pedir.

Por outro lado, o ENGENHEIRO, vai se preocupar em atender ao que você quer realizar e o trabalho dele abrange o todo, ou seja, todos os projetos (arquitetônico, estrutural, hidrossanitário, elétrico, etc). Alguns Arquitetos terceirizam essas etapas justamente para engenheiros.

No nosso caso, nós dispensamos os arquitetos com quem conversamos porque eles não gostavam que já levávamos a planta pronta, queriam nos apresentar outras opções. Já os engenheiros se mostravam mais suscetíveis às nossas ideias.

Por fim, após algumas conversas, escolhemos um jovem e promissor casal de engenheiros que elogiaram muito o trabalho realizado pelo meu marido, e transformaram aquele esboço em um projeto finalizado com pouquíssimas alterações na planta arquitetônica. 

Mas que fique, claro, nada temos contra os arquitetos, apenas no nosso caso, preferimos optar por engenheiros. Ah, e o preço deles é bem mais em conta também.

Nós e nossos engenheiros tivemos uma boa relação desde o início e foi justamente por isso que os contratamos para fazerem o acompanhamento técnico da construção. Uma vez por semana eles vão até o canteiro de obras e conferem as medições e os quantitativos daquilo que já foi realizado. Esse trabalho é importantíssimo para avaliar se o projeto está sendo cumprido integralmente e principalmente se os valores a serem pagos correspondem ao que realmente foi executado. Isso ajuda muito para que a empreiteira cumpra o que foi acordado em contrato.

Bom, como essa postagem já está ficando enorme, vamos encerrando por aqui.

Abaixo seguem as plantas baixas e as fotos da semana:


 Planta baixa - 1° piso

 Planta baixa - 2° piso

Fachada - frontal 

Fachada - diagonal 

Vigas baldrame concretadas e aterro no nível das mesmas. 

Vista do pátio para a frente. 
Aqui é possível notar que o terreno já subiu significativamente em relação ao solo original. 

Vista sul. 
Neste lado não há muro, pois a casa será encostada no limite no terreno.  

No fundo do terreno, medimos 68cm de altura.

Vista diagonal norte.


Por hoje era isso, pessoal.

Boas construções para nós!

Abç!

Wawá e Lelê



domingo, 7 de janeiro de 2018

6ª SEMANA

Olá, vizinhos!

Antes de relatar como foi a 6ª semana, gostaríamos de anunciar que mudamos o nome do blog, pois estávamos achando que era muito comprido.

Então a partir de hoje o blog se chama "Sobrado no sul" (sobradonosul.blogspot.com)

Tomara que atraia mais visitantes! kkkkkkk

Pois agora vamos à semana:

O muro está quase todo em pé. Ele se estenderá por toda a lateral norte, por toda a parte dos fundos e por mais seis metros e meio na lateral sul. Falta apenas uma pequena parte nesta lateral, além do seu prolongamento ao redor do futuro deck da piscina e da cinta (aquelas vigas que são colocadas acima do muro). A altura será de 2,20m, à exceção do contorno do deck, onde terá 2,80m, pois este será elevado em 1m.

Já é possível vermos também as caixas das vigas baldrame. Com isso conseguimos ter a primeira noção do tamanho das dependências do primeiro piso. A impressão inicial é de que elas são pequenas, mas conforme dito pelo empreiteiro, os proprietários sempre sentem isso nessa etapa da obra. Somente quando as paredes estiverem levantadas e rebocadas é que conseguiremos perceber o real tamanho de cada local.

O aterro continua sendo colocado, mas ainda subirá. Estão previstos 180m3 de aterro.

Para a próxima semana está prevista a conclusão do muro e a concretagem das vigas baldrame!

Por hoje é isso, vizinhos! Esperamos que tenham gostado e ajudem a divulgar o nosso blog!

Wawá e Lelê

 Vista frontal
 Vista frontal diagonal (nosso ajudante gosta de sair nas fotos)
 Caixas para as vigas baldrame. À direita temos: Escritório, banheiro social, lavanderia e cozinha.
 Caixas para as vigas baldrame. No centro temos a sala conjugada (estar e jantar)
 Caixas para as vigas baldrame. À esquerda será um alpendre, a garagem (para dois carros) e ao fundo o espaço gourmet (o qual chamaremos de recanto do guerreiro. kkkk)
 Destaque para o muro.
Caixas com o muro ao fundo

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

5ª SEMANA - 1° MÊS

Olá, vizinhos!

Feliz ano novo!

Eis que chegamos ao término da quinta semana de obras e com isso passamos a barreira de um mês.

Continuamos achando que a construção está em um muito ritmo lento (será que é sempre assim!?!?). Mas provavelmente é porque as fundações ainda não terminaram. Não vemos a hora de termos paredes e lajes! Kkkkkkk

O aterro já está sendo colocado e o terreno deverá subir em torno de 45cm em média. A casa ficará em torno de meio metro acima do meio fio (calçada).

As fundações dos muros já foram impermeabilizadas e com isso a alvenaria começou a subir.

O ano novo chegou, mas antes disso, no último dia de 2017 nasceu o mais novo morador da nossa futura casa! Nosso filho caçula!

Por hoje é isso, vizinhos! Seguem a fotos abaixo. Até semana que vem!

Wawá e Lelê

Vista Frontal

Vista frontal diagonal sul

Pescoços das sapatas (pilares)
Impermeabilização
Vista dos fundos (muro sendo erguido)
Impermeabilização
Vista dos fundos

39ª Semana

Olá, pessoal! Olha nós aqui de volta! Pois é. Sei que abandonei o blog por mais de dois meses e devo desculpas a quem vinha acompanhando...