sábado, 20 de janeiro de 2018

8ª SEMANA - 4ª QUINZENA - Opções para contratação da mão-de-obra

Olá vizinhos!

Chegamos ao término da 8ª semana!

Hoje vou aproveitar para comentar sobre a escolha que fizemos para contratação da mão-de-obra.

Constatamos que basicamente existem as seguintes formas de construção:

1. Faça você mesmo. Essa é para quem tem habilidades relacionadas à construção civil, ou seja, entende da arte de construir. Com mais alguns ajudantes dará conta do recado.

2. Contratação de um pedreiro ou Mestre de obras e sua equipe. Nesse caso você contratará alguém que tenha a sua própria equipe e que construirá a sua casa do alicerce ao telhado. Esses profissionais trabalham por empreitada ou por dia trabalhado, sendo que nesse recebem independentemente do que tiverem produzido e naquele recebem por etapa concluída. Ainda há que se optar por administrar a compra dos materiais por sua própria conta ou terceirizar também essa função ao seu Mestre de Obras.

3. Contratação de uma empreiteira. Nessa modalidade você contratará uma empresa que cuidará de toda a construção, bem como da aquisição dos materiais nela empregados. Normalmente junto ao contrato haverá um memorial descritivo, um cronograma físico-financeiro e um orçamento contemplando absolutamente tudo o que estiver ligado à construção da sua residência.

Qual nós escolhemos e indicamos?

Estamos recém no início da construção, como vocês sabem, então pode ser que no futuro nos arrependamos. Mas depois de muito pensar, analisar propostas e fazer contas, decidimos contratar uma empreiteira.

Por que escolhemos uma empreiteira?

Por vários motivos, mas principalmente porque nos sentimos mais seguros com essa opção. Também porque não teríamos tempo de ir à obra diariamente, ou até mais de uma vez por dia, em razão das compras e entregas de materiais.

Embora saibamos que esta opção é provavelmente a mais cara, apostamos que é a que possui a menor chance de erro no orçamento e menor probabilidade de atrasos na entrega da obra.

Meu marido elaborou o contrato com a empreiteira e colocou a previsão de uma multa se não cumprirem o prazo estipulado. Ele também detalhou ao máximo o orçamento, pois assim saberíamos cada item que seria necessário e não haveria surpresas.

O empreiteiro incluiu no valor final da prestação do serviço um item chamado B.D.I, o qual, além do lucro a ser auferido por ele, também contempla despesas administrativas, fretes e eventuais quebras de orçamento.

Os pagamentos são realizados em sextas-feiras alternadas, ao término das semanas pares (2ª, 4ª, 6ª, 8ª...), de acordo com o que foi efetivamente realizado até aquela data.

Não há nenhuma incomodação?

Claro que há. Disso é impossível se livrar. Porém acreditamos que ela será menor e inclusive já tivemos uma primeira confirmação. Ocorre que furtaram alguns materiais da obra em duas ocasiões. Ferros na primeira vez e peças de andaimes na segunda.

Pois bem E de quem é o prejuízo?

Do empreiteiro, é claro, pois nesse modelo em que adotamos a responsabilidade pelos materiais é somente dele.

Por todos esses motivos, além de outros, escolhemos contratar uma empreiteira!

Agora vamos comentar sobre o que foi realizado nessa última semana.

Como os vizinhos poderão reparar nas fotos, a alvenaria do muro finalmente está pronta e até chapiscado em boa parte. A parte mais alta é por causa do futuro deck da piscina, o qual será elevado.

Já temos contrapiso em quase toda a área do primeiro piso.

As paredes começaram a subir, mas recém algumas partes.

Os primeiros encanamentos também já foram posicionados.

Essa semana choveu em mais de um dia, o que fez com que a obra esteja um pouco atrasada nesse final de 4ª quinzena. Mas nada que vá comprometer o cronograma.

Agora vamos as fotos!

Abraços, pessoal!

 Vista frontal  - Pena que o barraco dos pedreiros atrapalha a vista. né. Mas dá para ir tendo uma noção do avanço da obra.

Vista diagonal

 Contrapiso quase completo

Início das paredes 

 Futura garagem (frente) e espaço gourmet (atrás)

Vista lateral - A parte do meio é a parede subindo.

4 comentários:

  1. Olá!!! Que legal as paredes já estão subindo!!! Obá!!! Começa os cômodos a ter formar!!! É ótimo já fazer o contra piso, pois não tem barro na obra, fica bem melhor!!! Boa sorte!! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Elaine.
      Pois é. Não vemos a hora dos cômodos tomarem forma!
      Bjs

      Excluir
  2. Adorei ver as fotos da sua obra, está super organizada e limpa.
    É muito bacana quando fazem o contrapiso antes de tudo, pois mantém a obra limpa.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Obrigada. Sabes que meu marido tem mania de limpeza e acha que não está tão limpa assim. kkkkk
    Mas está bem organizada, a não ser por algumas madeiras jogadas pelo pátio.
    Beijos!

    ResponderExcluir

39ª Semana

Olá, pessoal! Olha nós aqui de volta! Pois é. Sei que abandonei o blog por mais de dois meses e devo desculpas a quem vinha acompanhando...