domingo, 14 de janeiro de 2018

7ª SEMANA - Plantas baixas e sugestão sobre Arquiteto ou Engenheiro

Olá vizinhança querida!

Os trabalhos tiveram prosseguimento esta semana, mas nós continuamos achando que a obra anda em um ritmo de tartaruga. kkkk

Como não há muita diferença visual que se possa perceber nas fotos, resolvemos postar a planta baixa de ambos os pavimentos para que vocês possam conhecer o projeto.

Para terem uma ideia da imensa dificuldade que foi chegar ao projeto final, menciono que meu marido começou a desenhar os primeiros rascunhos quando compramos o terreno, lá no final de 2014.

De lá para cá ele desenhou e redesenhou inúmeras vezes a nossa ideia de casa, pois queríamos aliar espaço, praticidade, comodidade, circulação correta de ar, iluminação e, é claro, conforto. A casa chegou a ter 315 metros quadrados até que, finalmente, em 2016 ele deu por encerrado o esboço e passou a procurar um engenheiro ou arquiteto para transformar o seu rascunho em um verdadeiro projeto. No final a casa ficou com 285 metros quadrados.

Aqui vai uma sugestão importante! 

Para quem pensa em construir, não tem muita ideia de como gostaria que sua futura casa fosse, e não tem muita noção de medidas, talvez o ideal seja procurar um ARQUITETO.

Entretanto, para quem, assim como nós, já tem em mente o esboço da casa dos seus sonhos, e, a exemplo do meu marido, tem alguma experiência com desenho arquitetônico, nós sugerimos procurar um ENGENHEIRO CIVIL.

Explico o porquê:

O ARQUITETO vai lhe apresentar o estilo dele e tentar convencê-lo de que esse estilo e as tendências atuais são as melhores opções no mercado. Em síntese, na nossa opinião, e baseados nas experiências que vivenciamos, este profissional foca justamente na concepção do projeto arquitetônico e no que ele entende que seria o melhor para o cliente, baseado é claro no que este pedir.

Por outro lado, o ENGENHEIRO, vai se preocupar em atender ao que você quer realizar e o trabalho dele abrange o todo, ou seja, todos os projetos (arquitetônico, estrutural, hidrossanitário, elétrico, etc). Alguns Arquitetos terceirizam essas etapas justamente para engenheiros.

No nosso caso, nós dispensamos os arquitetos com quem conversamos porque eles não gostavam que já levávamos a planta pronta, queriam nos apresentar outras opções. Já os engenheiros se mostravam mais suscetíveis às nossas ideias.

Por fim, após algumas conversas, escolhemos um jovem e promissor casal de engenheiros que elogiaram muito o trabalho realizado pelo meu marido, e transformaram aquele esboço em um projeto finalizado com pouquíssimas alterações na planta arquitetônica. 

Mas que fique, claro, nada temos contra os arquitetos, apenas no nosso caso, preferimos optar por engenheiros. Ah, e o preço deles é bem mais em conta também.

Nós e nossos engenheiros tivemos uma boa relação desde o início e foi justamente por isso que os contratamos para fazerem o acompanhamento técnico da construção. Uma vez por semana eles vão até o canteiro de obras e conferem as medições e os quantitativos daquilo que já foi realizado. Esse trabalho é importantíssimo para avaliar se o projeto está sendo cumprido integralmente e principalmente se os valores a serem pagos correspondem ao que realmente foi executado. Isso ajuda muito para que a empreiteira cumpra o que foi acordado em contrato.

Bom, como essa postagem já está ficando enorme, vamos encerrando por aqui.

Abaixo seguem as plantas baixas e as fotos da semana:


 Planta baixa - 1° piso

 Planta baixa - 2° piso

Fachada - frontal 

Fachada - diagonal 

Vigas baldrame concretadas e aterro no nível das mesmas. 

Vista do pátio para a frente. 
Aqui é possível notar que o terreno já subiu significativamente em relação ao solo original. 

Vista sul. 
Neste lado não há muro, pois a casa será encostada no limite no terreno.  

No fundo do terreno, medimos 68cm de altura.

Vista diagonal norte.


Por hoje era isso, pessoal.

Boas construções para nós!

Abç!

Wawá e Lelê



5 comentários:

  1. Olá!! Adorei o projeto da casa, ficou super harmoniosa, os cômodos bem divididos. É super complicado mesmo decidir o projeto, no meu caso eu sou engenheira e fiz o meu projeto mas foi tão dificil e mesmo assim, achei que ainda não ficou legal, rsrs.
    Boa sorte na obra! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Eliana! Que bom que gostou do projeto. Deu muito trabalho mesmo. Heheheh.
      Tomara que depois de pronta seja tudo o que sonhamos.
      Bjs

      Excluir
  2. Oi, muito bacana seu projeto, sua casa vai ficar lindona, rsss

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, vizinha!
    Tomara que fique mesmo! kkkk

    ResponderExcluir
  4. Meu sonho era ter uma área de lazer conjugada com a garagem... Mas lá no nosso terreno não dava certo. Minha garagem vai ter ar condicionado mas sempre vou sofrer com a falta de uma churrasqueira nela!

    ResponderExcluir

39ª Semana

Olá, pessoal! Olha nós aqui de volta! Pois é. Sei que abandonei o blog por mais de dois meses e devo desculpas a quem vinha acompanhando...